A Matemática do “isolamento social”.

“Decifrando o Coronavírus”: entenda os gráficos e dados sobre a pandemia.

Você sabia que o isolamento social faz com que a base da potência que irá traçar o gráfico, determina se esse terá uma inclinação cada vez maior, caso o número seja maior que 1 e uma inclinação cada vez menor, caso o número seja igual ou menor que 1?

Está difícil  entender a realidade que estamos vivendo porque demanda a leitura e a interpretação de dados que vemos diariamente sobre a covid-19. Para te ajudar a entender a situação brasileira, recebemos o autor e professor de Matemática Ricardo Suzuki, do sistema de ensino pH, na série de lives do GUIA sobre o novo coronavírus.

A atividade principal da Matemática, no cenário atual, é analisar dados sobre a disseminação da doença, assim como projetar cenários possíveis para o futuro. O professor comenta como é importante se informar a partir de instituições oficiais e aponta que a leitura de gráficos deve ser um dos conteúdos mais cobrados pelos exames. Com dados coletados por ele em fontes oficiais, ele mostra as diferenças entre escalas lineares e logarítmicas e explica como é possível entender a disseminação da doença e quais são as repercussões matemáticas do isolamento social.

Ele alerta sobre a importância de todos estarem atentos à escala dos gráficos em questões comparativas, pois é possível que diferentes gráficos com os mesmos dados apresentem inclinações diferentes apenas porque estão sendo trabalhados em escalas diferentes.

O professor de Matemática e autor do material didático do Sistema de Ensino pH, Ricardo Suzuki, fala sobre os gráficos e números durante a pandemia.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.